NO QUE CREMOS
Criador
Cremos em יהוה, o Criador dos céus e da terra, o Elohim de Avraham (Abraão), Yitzhak (Isaque) e Yaakov (Jacó).
Cremos que יהוה é UM (echad). Onisciente, onipresente e onipotente. Assim sendo, cremos que pode se manifestar de formas ilimitadas.
Cremos que as essências do PAI, do FILHO (Palavra viva) e da RUACH HAKODESH (Espírito Santo) são manifestações do mesmo יהוה , que é UM, e assim se revela nas Escrituras.
Cremos nas manifestações sobrenaturais de יהוה, bem como na existência de dons espirituais: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, misericórdia, cura, realização de milagres, profecia, discernimento espiritual, diversidade de línguas e interpretação de línguas e outros, desde que autênticos e de acordo com as Escrituras.
Escrituras
Cremos que as Escrituras bíblicas, que incluem o Tanach (Antigo testamento) e o B’rit Chadashá (Nova Aliança/Novo Testamento), são divinamente inspiradas, constituindo a infalível Palavra de Elohim em seus textos e manuscritos originais.
Cremos que a literatura e tradição rabínica extrabíblica é valiosa para fornecer o contexto das Escrituras Sagradas, mas não é a Palavra inspirada de יהוה. Rejeitamos a incorporação de tradições e ensinos rabínicos sem a prévia investigação crítica à luz das Escrituras.
Cremos ainda que a Torá (Pentateuco) é o conjunto de instruções e ensinamentos que o Eterno deu para que o homem possa viver de forma plena e tenha uma conduta moral elevada: amando a יהוה acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo.
Cremos que observar a Torá traz liberdade e não escravidão. Ela expressa princípios eternos de יהוה, jamais será alterada ou substituída, e a ela não devemos acrescentar nem dela retirar nada. Devemos também usar a Torá como norte e filtro no estudo e aplicação das Escrituras extra-bíblicas, interpretando-a em seu contexto histórico-cultural original.
Cremos que o exemplo da perfeita interpretação da Torá aplicada nos foi dada pelo Mashiach, razão pela qual seu testemunho de vida e seus ensinamentos são essenciais para se caminhar com יהוה.
Cremos no que as Escrituras nos ensinam sobre viver uma vida de vigilância em relação a HaSatan, seus shedim (demônios) e sua ação na terra, inclusive no cuidado com as manifestações sobrenaturais operadas por falsos profetas.
Mashiach (Messias)
Cremos que Yeshua ben Yossef (conhecido como Jesus) é o Mashiach (Messias). Ele veio como homem, sendo uma gaunin/k’nume (emanação) de יהוה. Cremos nos vários textos das Escrituras, do Midrash e de diversas fontes rabínicas que atestam que o Espírito de Elohim é o próprio Espírito do Mashiach.
Cremos que o Mashiach nasceu de uma virgem, viveu uma vida sem pecado, cumprindo e ensinando a Torá, realizou milagres e foi executado para a expiação do mundo e salvação daqueles que verdadeiramente se convertem ao seu caminho, fazendo teshuvá (retorno) a יהוה.
Cremos que Yeshua HaMashiach é a Torá encarnada, o Memra, o Verbo, a Palavra que se fez carne. Assim como a Torá é o caminho, a verdade, a vida e a luz, o Mashiach também é o caminho, a verdade, a vida e a luz.
Cremos que o Mashiach não veio para criar uma nova religião, mas seus ensinos, doutrinas e práticas representam uma das diversas correntes do pensamento judaico. No entanto, seus ensinamentos não podem ser confinados e aprisionados aos dogmas de qualquer religião.
Cremos que o Pai ressuscitou corporalmente o Mashiach ao terceiro dia. Cremos que Ele ascendeu aos céus, e com grande alegria esperamos seu retorno para inaugurar o Reino de Elohim na Terra.
Salvação
Cremos que por meio da morte de Yeshua HaMashiach recebemos a salvação e a redenção dos nossos pecados.
Cremos que a salvação vem pela fé em Yeshua Hamashiach e não é obtida por nossas próprias obras, pois todos pecamos e carecemos da Kapará e Mechilá (expiação e perdão) que nos foram dadas pelo Eterno por meio do sacrifício do Mashiach. Se fossemos rigorosamente julgados segundo a Torá, seríamos condenados, pois o único que não pecou foi Yeshua HaMashiach.
Cremos que esta verdadeira fé se expressa no esforço real em viver e praticar os mandamentos da Torá. A fé sem obediência é morta, porque não produz frutos. Cremos que quem se converte a HaShem deve gradativamente praticar os mandamentos da Torá, santificando-se em busca de um relacionamento cada vez mais próximo do Eterno, como nos ordena o Shemá.
Cremos que a salvação é universal, independente da origem genealógica e dos seus atos pregressos. Todos que se convertem a יהוה por meio de Yeshua se tornam um só povo, não devem ser discriminados e são chamados a viver uma vida de santidade e amor na presença do Eterno.